Home / Açucar Exportação / Ceagesp aposta na alta armazenagem de soja para este ano – Economia

Ceagesp aposta na alta armazenagem de soja para este ano – Economia

Silos da Ceagesp estocam parte da produção regional de açúcar, soja e milho (Willian Oliveira/ACidadeON/Araraquara)

 

A unidade de Araraquara da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), pretende aumentar o volume de commodity armazenada de neste ano. A aposta é na retomada da economia nacional e, principalmente, por causa da alta produtividade de soja na região, que deve ser beneficiada e armazenada em Araraquara para a venda no exterior.

No ano passado, os silos da unidade da cidade abrigaram 20 mil toneladas do produto, de acordo com Carlos Roberto do Espírito Santo, chefe regional da unidade. A expectativa para 2020 é chegar até 30 mil ou até dobrar. Tudo se dá, segundo ele, pela grande capacidade de armazenamento da unidade e da boa localização no Estado de São Paulo.

“Essa unidade nossa ficou o ano todo com uma lotação muito boa, com uma ocupação do espaço muito bom. Mostrando que a nossa unidade em Araraquara, a localização dela é muito boa para essa área do agronegócio, de commoditys, porque boa parte do que é produzido na região central do Estado de São Paulo, que é uma região muito forte. Não tem local com a capacidade que a Ceagesp tem de armazenagem. Então ela se torna uma instalação importante para o agronegócio, principalmente, agronegócio de exportação, para você ter um ponto de apoio de armazenagem para a partir daí ir ao porto de Santos para exportação”, explica.

A soja é o carro chefe, mas no ano passado, a unidade começou a armazenar e processar o chamado pellet de biomassa.

Trata-se do material orgânico que sobra da moagem, por exemplo, da cana-de-açúcar e da laranja. O material pode ser reutilizado, desta vez como combustível nas caldeiras das usinas e até mesmo como ingrediente em ração animal.  

“A soja vem aumentando bastante a área produzida, então isso é bom para toda a cadeia de grãos de soja para toda a região de Araraquara. Logo depois que você vai comercializando a soja, nós armazenamos pallet de cana-de-açucar, é como um substituto da lenha e eles reaproveitam esse pallet e fazem um que usa em ração, o que sobra do bagaço. Uma parte vai para energia nas caldeiras e outra está sendo exportado como substituto da lenha para também utilizar em caldeiras, em processos de obtenção de energia térmica e elétrica”, afirma. 

A alta produtividade de soja na região de Araraquara também se dá pelo fato da cultura ser a mais utilizada por agricultores durante o intervalo do plantio da cana-de-açúcar. Segundo Espírito Santo, a cada 5 anos o cultivador de cana deve interromper a produção e deixar a terra descansar com o plantio de outro produto. A soja é a queridinha da região, além de ser altamente lucrativa.

“O planejamento é aumentar o volume processado e armazenado de soja, principalmente. É um aumento exponencial da área plantada de soja. Essa área de renovação dos canaviais, o pessoal está usando muita soja e é uma grande área de renovação de canavial. Cada vez mais os grupos sucroalcooleiros da região estão utilizando essa área para plantio de soja e isso é muito bom, porque ela é uma commodity comercializada mundialmente, cotada em dólar e o aumento significa entrada de recurso de moeda estrangeira na região”, finaliza. 

O milho também conta com boa demanda no Ceagesp Araraquara. O produto vem, principalmente, de plantações de assentamentos e de agricultura familiar. Na produção de soja, destacam-se, principalmente, as cidades de Araraquara, Santa Lúcia, Rincão, Américo Brasiliense e Matão.

Fonte:
Autor/Site:
Titulo Original: Ceagesp aposta na alta armazenagem de soja para este ano – Economia
Link original: https://www.acidadeon.com/araraquara/economia/NOT,0,0,1479445,ceagesp+aposta+na+alta+armazenagem+de+soja+para+este+ano.aspx
Todos os direitos pertencem aos seus devidos criadores.

About BrokersCorp

A equipe da Brokers Corp Brasil é composta por profissionais que trazem para você as últimas noticias do mundo dos negócios e muitas informações do nosso dia a dia, além de divulgar oportunidades e lançamentos de novas tecnologias. Siga-nos nas principais redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do portal. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito aos seus devidos criadores. Sejam todos bem vindos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top