Home / Açucar Exportação / Produção de etanol do Brasil bate recorde anual antes de fim da safra

Produção de etanol do Brasil bate recorde anual antes de fim da safra

No acumulado da safra 2019/2020, as usinas da região centro-sul fabricaram 31,72 bilhões de litros de etanol

São Paulo — A produção de etanol de cana e milho do centro-sul do Brasil registrou um novo recorde na temporada 2019/20, meses antes do final oficial do ciclo, em março, com usinas ampliando a produção em detrimento do açúcar, informou nesta terça-feira a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

Colaboraram para o recorde uma moagem de 5% maior no acumulado da safra até o final de novembro, para 575,3 milhões de toneladas, além de um crescimento da produção de etanol de milho, destacou a Unica.

No acumulado da safra 2019/2020, as usinas da região centro-sul fabricaram 31,72 bilhões de litros de etanol, sendo 30,83 bilhões de litros do biocombustível de cana e 889,75 milhões de litros feitos a partir do milho.

Na safra passada (o recorde anterior), a produção total de etanol de cana na temporada somou 30,16 bilhões de litros, e a de milho, de uma indústria em ascensão, 791,4 milhões de litros.

Ainda que atualmente já não exista muita cana disponível nos campos, o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, disse que até o final de dezembro a moagem pode alcançar 580 milhões de toneladas.

“Mas o resultado da atual temporada depende do volume a ser processado entre janeiro e março de 2020”, destacou ele.

Até 1º de dezembro, 196 unidades haviam encerrado suas atividades na temporada atual, contra 137 até a mesma data de

2018.

Para dezembro, a expectativa da Unica é de que 67 unidades finalizem suas operações: 42 na primeira quinzena e 15 usinas na última quinzena do mês.

Açúcar

A produção de açúcar no acumulado da safra 2019/20 do centro-sul do Brasil cresceu 2,2% ante o mesmo período da temporada anterior, para 26,4 milhões de toneladas até a segunda quinzena de novembro, informou a Unica.

Com a safra caminhando para o seu final, usinas destinaram apenas 23,06% da cana para a produção de açúcar na segunda quinzena de novembro, e a fabricação do adoçante somou apenas 337 mil toneladas no período, queda de 36,7% ante a mesma época do ano passado.

Já a produção de etanol na quinzena aumentou cerca de 3%, para 770 milhões de litros, elevando o total produzido no acumulado da safra para 31,7 bilhões de litros (+8,56% na safra), considerando o biocombustível de cana e milho, disse a Unica.

Esse aumento na produção de etanol ocorreu com usinas destinando 65,39% da safra de cana para a fabricação do biocombustível no acumulado da temporada, ante 64,33% no mesmo período do ciclo passado.

Já a produção de etanol de milho entre abril e novembro dobrou na comparação com o mesmo período de 2018. Nos últimos 15 dias de novembro, foram fabricados 77,63 milhões de litros.

Fonte:
Autor/Site:
Titulo Original: Produção de etanol do Brasil bate recorde anual antes de fim da safra
Link original: https://exame.abril.com.br/economia/producao-de-etanol-do-brasil-bate-recorde-anual-antes-de-fim-da-safra/
Todos os direitos pertencem aos seus devidos criadores.

About BrokersCorp

A equipe da Brokers Corp Brasil é composta por profissionais que trazem para você as últimas noticias do mundo dos negócios e muitas informações do nosso dia a dia, além de divulgar oportunidades e lançamentos de novas tecnologias. Siga-nos nas principais redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do portal. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito aos seus devidos criadores. Sejam todos bem vindos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top