Home / Açucar Exportação / Queda nos preços dos combustíveis e moeda fraca levam o Brasil a mudar do etanol para o açúcar

Queda nos preços dos combustíveis e moeda fraca levam o Brasil a mudar do etanol para o açúcar

NOVA YORK: Espera-se que as usinas brasileiras façam uma mudança brusca da produção de etanol para a produção de açúcar na nova temporada que começa no maior produtor mundial de cana-de-açúcar, à medida que os preços da gasolina em queda e a moeda fraca reduzem o apelo do biocombustível, disseram analistas.

As usinas no Brasil têm flexibilidade para mudar parcialmente a cana para a produção de açúcar ou etanol, dependendo dos preços de mercado. Nos últimos dois anos, eles destinaram uma quantidade recorde de cana para o açúcar, em torno de 34%, já que o etanol lhes deu retornos maiores.

A situação está mudando drasticamente. A pandemia de coronavírus destruiu a demanda por combustíveis rodoviários em todo o mundo, cortando os preços gerais, e essa perspectiva negativa para o etanol fez com que as usinas mudassem suas estratégias, de acordo com consultores.

Os preços da gasolina caíram 20% nas refinarias do país, pressionando as margens de lucro do etanol no Brasil, onde os dois combustíveis competem nas bombas. Ao contrário de alguns outros países, onde o etanol é meramente misturado à gasolina, a maioria dos carros brasileiros pode rodar inteiramente com etanol.

No ano passado, o etanol respondeu por quase 40% do combustível utilizado pelos veículos leves, com produção próxima a 34 bilhões de litros.

O nível recorde de baixa do real do Brasil contribui para a equação, impulsionando os ganhos nas exportações de açúcar denominadas em dólares, que devem aumentar.

“Esperamos uma alocação de 46% da cana para o açúcar na nova safra, com as usinas adicionando cerca de 10 milhões de toneladas de açúcar ao mercado de exportação”, disse Julio Maria Borges, ex-executivo da Copersucar, maior cooperativa de açúcar do mundo, e assessor de empresas sucroalcooleiras no Brasil.

O Brasil exportou apenas 19 milhões de toneladas de açúcar na temporada anterior, o menor volume em anos. Borges prevê que as exportações saltem para cerca de 29 milhões ou 30 milhões de toneladas na nova safra, o que pode pressionar os preços do açúcar bruto.

A consultoria Safras & Mercado do Brasil atualizou sua estimativa do mix de açúcar em março para 46%, ante 44% em dezembro e 34% na temporada anterior. Ele vê a produção de açúcar crescendo de 29 milhões de toneladas para 33,5 milhões de toneladas.

“Se o Brasil entrar em recessão e tivermos um consumo menor de etanol, poderemos ver um mix de açúcar muito maior”, disse Claudiu Covrig, analista de açúcar e etanol da S&P Global Platts.

Cada aumento de 1% na mistura de açúcar significaria cerca de 800.000 toneladas a mais de açúcar, disse ele.

Mas há um limite para mudanças de mix, pois as usinas precisam usar toda a sua capacidade industrial, com as instalações de açúcar e etanol em funcionamento, para poder moer a tempo todos os esperados 600 milhões de toneladas de cana.

Evandro Gussi, que chefia o grupo brasileiro da indústria sucroalcooleira UNICA, disse que a perspectiva de uma guerra de preços no mercado brasileiro de combustíveis, incluindo possíveis importações baratas de gasolina, é preocupante.

Ele disse que o grupo está conversando com o governo para avaliar medidas como o diferimento da cobrança de impostos para os produtores de etanol para ajudá-los a se manterem lucrativos nos próximos meses.

“Não podemos transformar toda a cana em açúcar; as usinas continuarão produzindo etanol e medidas são necessárias”, afirmou.

Fonte:
Autor/Site:
Titulo Original: Queda nos preços dos combustíveis e moeda fraca levam o Brasil a mudar do etanol para o açúcar
Link original: https://clickpetroleo.com.br/queda-nos-precos-dos-combustiveis-e-moeda-fraca-levam-o-brasil-a-mudar-do-etanol-para-o-acucar/
Todos os direitos pertencem aos seus devidos criadores.

About BrokersCorp

A equipe da Brokers Corp Brasil é composta por profissionais que trazem para você as últimas noticias do mundo dos negócios e muitas informações do nosso dia a dia, além de divulgar oportunidades e lançamentos de novas tecnologias. Siga-nos nas principais redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do portal. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito aos seus devidos criadores. Sejam todos bem vindos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top