Home / Açucar Exportação / Secretário de Estado Americano reconhece “crescente influência” de Angola no continente africano

Secretário de Estado Americano reconhece “crescente influência” de Angola no continente africano

Secretário de Estado Americano reconhece “crescente influência” de Angola no continente africano


 O Secretário de Estado Norte Americano, John Kerry, reconheceu nesta segunda-feira, em Washington, a “crescente influência” de Angola no continente africano, bem como o “papel proactivo” do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, na busca de estabilidade, paz e segurança em África.

 

John Kerry fez esse pronunciamento no final de um encontro, no Departamento de Estado Norte-Americano, com Vice presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, com quem abordou aspectos de âmbito bilateral e relacionadas à situação de paz, estabilidade e segurança a nível do continente africano e no mundo.

 

“Quero reconhecer o papel de Angola e destacar também o excelente nível dos laços de cooperação existentes entre os dois países e estamos dispostos a incrementar esses níveis”, disse John Kerry, quando falava diante um grupo de jornalistas angolanos e estrangeiros seleccionados para cobertura do referido encontro.

 

Recordou que durante a visita efectuada a Angola, no mês de Maio do corrente ano, teve um encontro “bastante positivo” com o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, tendo apontado que essa visita é o reconhecimento do crescente papel de Angola no continente africano”.

 

O vice-presidente angolano encontra-se em Washington desde domingo, com o fim de representar o Chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, na Cimeira de Chefes de Estado e de governo EUA/Líderes de África, a ter lugar nesta quarta-feira.

 

Sob o lema “Investir no futuro de África”, a Cimeira é uma iniciativa do Presidente norte americano, Barack Obama. Vai debater questões ligadas à promoção do desenvolvimento inclusivo e sustentável em África e do reforço da cooperação entre os Estados Unidos e o continente africano.

 

O fórum terá três sessões, nomeadamente “Investir no futuro de África”, “Paz e a estabilidade regional” e “Governar para a próxima geração”.

 

À margem da cimeira, a Câmara do Comércio Angola-EUA organiza hoje (segunda-feira) uma conferência sobre “As oportunidades de negócios para investimentos em Angola” e um almoço com membros do Executivo Angolano, da administração Obama, empresários do ramo petrolífero e diplomatas.  

 

Estão ainda previstos encontros no Congresso dos EUA e um fórum de negócios, EUA/África, visando encorajar o investimento empresarial americano no continente africano e vice-versa, bem como estimular a criação de postos de trabalho.

 

Um fórum da sociedade civil vai abordar temáticas sobre “investir em mulheres, na paz e prosperidade”, “investir na saúde: investir no futuro de África”, “resiliência e segurança alimentar num clima de mudança” e “luta contra o tráfego de vida selvagem”.

 

Fazem também parte da delegação angolana os ministros das Relações Exteriores, da Economia, Finanças, Comércio, Transportes, Petróleos e da Energia e Águas, respectivamente, Georges Chicoti, Abrahão Gourgel, Manuel Armando, Rosa Pacavira, Augusto Tomás,  Botelho de Vasconcelos e João Baptista Borges e o embaixador nos EUA, Alberto Ribeiro, assim como altos funcionários do Estado.  

 

 

Fonte:
Autor/Site:
Titulo Original: Secretário de Estado Americano reconhece “crescente influência” de Angola no continente africano
Link original: http://www.angonoticias.com/Artigos/item/43591/secretario-de-estado-americano-reconhece-crescente-influencia-de-angola-no-continente-africano
Todos os direitos pertencem aos seus devidos criadores.

About BrokersCorp

A equipe da Brokers Corp Brasil é composta por profissionais que trazem para você as últimas noticias do mundo dos negócios e muitas informações do nosso dia a dia, além de divulgar oportunidades e lançamentos de novas tecnologias. Siga-nos nas principais redes sociais e fique por dentro das últimas novidades do portal. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito aos seus devidos criadores. Sejam todos bem vindos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Scroll To Top